A SOBERANIA ABSOLUTA DE DEUS





Um escritor que não lembro mais o seu nome, pois faz muito tempo que li a parte de seu livro que me comoveu, no ano de 1993, quando morava na cidade de Cotia-SP.  Uma das mensagens mais lindas que já ouvi em minha vida, desde que tive luz no meu entendimento para as coisas concernentes espirituais, foi a respeito da solidão de Deus. Ele escreveu, partindo do livro de Gênesis, capítulo 1 e  versículos 1 e 2 que diz:
“NO PRINCÍPIO CRIOU DEUS OS CÉUS E A TERRA. A TERRA ERA SEM FORMA E VAZIA: HAVIA TREVAS SOBRE A FACE DO ABISMO, MAS O ESPÍRITO DE DEUS PAIRAVA SOBRE A FACE DAS ÁGUAS.” GÊNESIS 1.1-2 
Quando li a parte do seu livro que comentava sobre os atributos de Deus, confesso que uniu os meus pensamentos com os pensamentos dele e senti paz. Querido leitor, este ponto de vista, levou-me em direção a uma melhor compreensão, a respeito da soberania absoluta de Deus.
Antes de prosseguir com esta linha de pensamento, preciso fazer um comentário importante: Quero pedir a você, para não se escandalizar com o termo “ponto de vista”. Entendo que dá um a sentido de humanidade. Só que, a Bíblia relata que Deus falou o tempo todo, desde o princípio da criação do mundo, através de humanos. Na Bíblia relata o seguinte, “Porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos (separados) de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo.” II Pedro 1.21. O que me refiro é, não mistifico nada, porque o importante para mim estão nas palavras faladas, se são inspiradas pelo Espirito Santo ou não, independente de quem as proferem. Ouve um caso na Bíblia, em que uma mula falou inspirado pelo Espírito de Deus para orientar e mostrar a verdade. Recapitulando um pedaço desta história, leia atenciosamente:
Então o SENHOR abriu a boca da mula, e ela disse a Balaão: “Que te fiz eu, para me espancares já pela terceira vez?” Balaão respondeu à mula: “Porque me estás provocando! Se tivesse uma faca na mão, agora mesmo te mataria”. E a mula respondeu a Balaão: “Não sou eu a tua mula que até hoje sempre montaste? Será que costumo agir assim contigo?” — “Não”, respondeu ele.        Então o SENHOR abriu os olhos de Balaão, e ele viu o anjo do SENHOR parado no caminho, com a espada desembainhada na mão. Balaão ajoelhou-se e prostrou-se por terra. Números 22. 28-31  
Mencionei isto sobre atentar a palavra e não a pessoa, por que muitas pessoas podem menosprezar o livro deste autor desconhecido por mim. Mas Daniel comenta da mesma maneira que lendo o livro de Jeremias ele entendeu sobre as 70 semanas
No primeiro ano do seu reinado, eu, Daniel, entendi pelos livros que o número dos anos, de que falara o SENHOR ao profeta Jeremias, em que haviam de cumprir-se as desolações de Jerusalém, era de setenta anos. Daniel 9.2
Mas as pessoas pecam muito por agir pela aparência dos outros para julgarem alguma coisa. E Jesus nosso Senhor não fazia assim, ele julgava pelo o que as pessoas diziam:
Eu não posso de mim mesmo fazer coisa alguma. Como ouço, assim julgo; e o meu juízo é justo, porque não busco a minha vontade, mas a vontade do Pai que me enviou. João 5.30
Então, continuando o assunto sobre a soberania absoluta de Deus, Moisés escreve a posição do Altíssimo, antes da fundação do mundo “PAIRANDO SOBRE A FACE DAS ÁGUAS”, distinguindo o seu Espírito perfeito, onipotente do caos, o mundo que estava sob ELE. A imagem que se apresentou na minha mente foi a de um oleiro sobre uma argila sem forma, esperando para ser modelada.
Para que se saiba desde o nascente do sol, e desde o poente, que fora de mim não há outro; eu sou o SENHOR, e não há outro. Eu formo a luz, e crio as trevas; eu faço a paz, e crio o mal; eu, o SENHOR, faço todas estas coisas. Isaías 45. 6 e 7
Analisando esta outra vertente que é o livro do profeta Isaías, se tira o entendimento, não há divergência quanto a onipotência de Deus. Por isso que a parte do versículo de Gênesis “PAIRANDO SOBRE A FACE DAS ÁGUAS” é o ápice do tema, sobre a Soberania absoluta de Deus. Porque antes da fundação deste mundo, Ele estava Soberano, Ele estava só, com magestade, magnificência, sabedoria, honra, santidade e infinitamente mais.
Pois não tem como imaginar Deus sendo surpreendido com cada fato que ocorre neste mundo. Porque para Ele passado, presente e futuro são a mesma coisa.  Porque Deus não tem uma pedra que não consiga carregar. É interessante observar esta outro texto de Hebreus.
Porque, quando Deus fez a promessa a Abraão, como não tinha outro maior por quem jurasse, jurou por si mesmo, Dizendo: Certamente, abençoando te abençoarei, e multiplicando te multiplicarei. Hebreus 6. 13-14 Ele é o sumo, é o maior, é tudo.
A resistência a respeito da Predestinação de Deus sobre tudo, vem devido ao orgulho que existe nas próprias  pessoas e pelo motivo de não terem entendimento sobre Ele. E por esta razão querem limitar a Deus ou simplesmente afirmar que Deus deu livre arbítrio ao homem. Mas em que capítulo da Bíblia diz que Deus deu Livre arbítrio ao homem. Mas a questão é a que disse antes, o pecado que derrubou o anjo querubim dos céus é o orgulho, é o que fez ser conhecido como tição tirado do fogo, como satanás. Pelo fato de querer ser igual a Deus e de não se humilhar perante Deus, o nosso Pai. É por este motivo. Porque as pessoas gostam de dizer que fazem e desfazem, gostam de afirmar que determinam os seus caminhos.   Todo este fato também  foi predestinado por Ele de que haveriam pessoas que seriam assim. E que estas situações seriam importantes para nos ensinar neste momento. Só que é horrível coisa pensar assim, sobre Àquele que criou o céus e a terra e tudo o que nele há, e que viu a terra sem forma e vazia e que PAIRAVA SOBRE A FACE DAS ÁGUAS.
Sozinho na eternidade, com todo poder, toda glória, sabedoria, força, amor, justiça, fizeram com que se agradasse em dividir conosco a sua grandiosidade. Costumo dizer que Deus consentiu consigo mesmo em deixar sair do céu as trevas e das trevas, se agradou em retirar luz. E no final programou a felicidade, como um filme que termina bem. O mal com sua recompensa, o bem também e tudo na normalidade.
E nos predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade, Para louvor e glória da sua graça, pela qual nos fez agradáveis a si no Amado, Em quem temos a redenção pelo seu sangue, a remissão das ofensas, segundo as riquezas da sua graça, Que ele fez abundar para conosco em toda a sabedoria e prudência; Descobrindo-nos o mistério da sua vontade, segundo o seu beneplácito, que propusera em si mesmo, De tornar a congregar em Cristo todas as coisas, na dispensação da plenitude dos tempos, tanto as que estão nos céus como as que estão na terra; Nele, digo, em quem também fomos feitos herança, havendo sido predestinados, conforme o propósito daquele que faz todas as coisas, segundo o conselho da sua vontade; Com o fim de sermos para louvor da sua glória, nós os que primeiro esperamos em Cristo; Em quem também vós estais, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação; e, tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa. Efésios 1. 5-13
Referências e observações
Os livros, Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio são de autoria de Moisés.  
Leia mais em: http://www.bibliacatolica.com.br/02/4/22.php#ixzz1IUqqKTYZ
JORGE KAALEBE

JardimdoPantana-JKG

“Um sábio não diz que é sábio, mas um sábio sabe agradecer.” Sou isto, um pessoa que vive agradecida pela vida, pela família, pelo que aprende. Sou uma pessoa que pouco reclama. Na verdade, nunca reclamo. A reclamação, entendo como murmuração diante de Deus. Imagino que Deus fica triste na reclamação. Por isso, vivo em agradecimento pelo que sou e por tudo o que tenho.

1 Comentários

  1. muito lindo, que DEUS contineu iluminando sua mente, para possamos aprender mais da palavra de nosso Senhor!!!!

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem