Alma vivente e Espírito vivificante, você sabe a diferença?



Ao lermos o 1º  livro de  Coríntios, no capítulo  15 e versículo 45 até ao 50 do novo Testamento, temos uma informação desmistifica alguns conceitos sobre quem foi a primeira e verdadeira imagem e semelhança de Jeová e quem foi a primeira criatura feita por Deus neste mundo. E a porta que de fato abre o entendimento sobre estes temas que apresento, os quais são dois, é o entender o princípio, a chave está em entender o primeiro.
Este capítulo vem para complementar, esclarecer estas duas questões bem comentada por teólogos. E embora sejam citadas, nunca se chegou a um esclarecimento real deste assunto, mas agora será feito por estes humildes servos de nosso Senhor Jesus Cristo, a quem seja a glória e toda a honra.
Não quero honra nenhuma nisto. Assim como o fiel e também servo de nosso Senhor Jesus, Cícero Martins (procure no facebook) de onde se origina estes ensinamentos, também não quer, senão apenas esclarecer os eleitos de nosso Senhor.
Então, o que entendemos sobre o primeiro Adão é que ele não era espiritual, celestial como muitos afirmam, senão uma criatura humana, terrena.
E que ele não era o  primeiro filho de Deus nesta Terra, mas a sua primeira criatura humana. Por este motivo é que ele se vendeu e se deixou levar pelo engodo de satanás.
É muito importante esta informação, pois Deus não falha, uma vez sabendo que o nosso Deus, o Yaweh, o todo poderoso é onipotente. Como nosso Deus não falha, assim ele antes de plantar uma semente, sabe que tipo de árvore e qual tipo de fruto ela dará antes da semente existir. Acredito que fui bem claro sobre os atributos de Jeová, mas com a frase passa poderia escrever um livro, pois é um tema muito profundo quando entramos neste campo sobre adjetivos de Jeová, aliás é o meu tema predileto.
O apóstolo Paulo externou se posso me referir assim, uma informação bombástica. Quando todo mundo supunha que aquele Adão fosse a primeira criatura espiritual, vem a informação de não era bem assim.
Além disso, informa que o seu primeiro filho gerado na Terra a sua imagem e semelhança foi contado somente a partir de Jesus,  o primogênito entre muitos irmãos e não naquele Adão que foi criado no Jardim do Éden, também conhecido com o primeiro Adão. Aí vem com dois fatores surpresa, externa a conotação primeiro Adão e segundo Adão.
Adão significa homem criado da terra vermelha em hebraico.
 Assim, os que precederam a Jesus, o qual veio somente depois de dois anos a frente, também conhecido como segundo Adão, era a realidade, mas os anteriores sombra das coisas futuras.
Abraão, Isaque, Jacó, Moisés, Davi, entre outros, eram apenas sombra do segundo Adão(homem), Jesus que haveria de vir. Porque a realidade passou a ser contado a partir Jesus que seria o primeiro.
É profundo o tema, mas ore, busque a Jeová, para firmar o entendimento em sua mente. É importante ficar bem claro agora, o primeiro Adão do Jardim do Éden foi a primeira criatura terrena e o segundo Adão Jesus, foi o primeiro homem espiritual neste mundo.
O livro de Romanos, capítulo 8 e versículo 29, você pode conferir isto. Pois pensemos um pouco, se o primeiro Adão fosse o primeiro filho de Deus, Jesus seria o primogênito?
Assim é importante entender que o primeiro Adão criatura foi criado alma vivente e o Segundo Adão Jesus Cristo em Espírito vivificante, filho genuíno.
Mas qual a diferença entre os dois? Se ambos possuíam carne e espírito. Onde estava a diferença?

Estava exatamente no espírito. Embora o homem alma vivente tenha em sua composição corpo + espírito e o homem espírito vivificante também tenha em sua composição corpo + espírito, onde eles realmente contrastam é exatamente no espírito.
Devido a um ter no espírito a vida de Deus enquanto o outro não. Devido a um ser ensinado e convertido por Jeová e o outro não ser. Devido a um saber as coisas de Jeová e o outro não saber.
 Partindo do conhecimento de que Deus é Espírito e o homem (macho e fêmea) uma alma vivente que é o resultado de nossa composição, carne e espírito, em qual parte de nossa composição, Ele, Jeová buscará comunhão? Com a nossa carne ou com o nosso espírito? E se a carne não herda o reino de Deus, Jeová, o nosso Deus, terá comunhão com a nossa carne? É claro que, de modo nenhum. Mas, será mestre, Senhor e Deus de nosso espírito. Assim, todo o espírito que for ensinado por Jeová, será bem aventurado, torna-se vivificado.

É exatamente aí no espírito que está a chave de nosso relacionamento com Jeová.


Jesus é o caminho, a verdade e a vida. Ele foi o precursor e não Abraão, Isaque, Jacó, Moisés, entre outros. Senão Jesus não seria o primogênito. E este foi o agrado de Jeová. Através dELE que tivessemos acesso a Ele. É através de Jesus que fomos justificados e glorificados, porque cremos no seu sacrifício, morte e redenção.
 Nos possibilitando chegar a Jeová tal como filhos aos seus pais.
Por isso somos co-herdeiros de Jesus Cristo.
Porque foi através dele que tornamos também filhos.
Mas em carne ou em espírito? Em espírito.

Pois, só em espírito é possível chegar em seus braços.
Por isso o  primeiro Adão era Alma vivente  e não permaneceu na luz, porque era apenas um ser vivo, e não possuia esta comunhão em espírito. Embora tivesse o espirito, no entanto, seu espírito não era convertido por Deus. Mas o Segundo Adão Espírito Vivificante era ao contrário, cheio de graça e luz e além disso capaz de dar vida, apresentando o Pai aos demais irmãos. Porque o espírito é vivificado.
Duas realidades diferentes.
Duas realidades distintas.
 Um, filho terreno, e outro, filho do céu.

Leia atenciosamente este versículo do livro de  Gênesis capítulo  2 e versículo 7 para perceber a profundidade destas palavras.

“O Senhor Deus formou o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego de vida e o homem foi feito alma vivente.”
Agora atente-se ao versículo do 1º capítulo do livro de Lucas, no versículo 35.
“E, respondendo o anjo, disse-lhe: Descerá sobre ti o Espírito Santo, e a virtude do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra; por isso também o Santo, que de ti há de nascer, será chamado Filho de Deus.”

Observe que o primeiro Adão tinha uma composição de kilómetros de distância do segundo Adão, Jesus Cristo e nosso Senhor. O primeiro Adão e o segundo Adão são como água e óleo.


Neste ponto aqui foi muito fácil escolher um versículo entre vários deste capítulo que endosse completamente o que estou escrevendo.

Outro fator importante:

Alma vivente é o resultado de corpo mais fôlego de vida. E não a soma de três componentes: alma, corpo e espírito.
Para existir uma alma vivente é necessário de corpo + fôlego de vida que é = a uma alma vivente.
Para existir água é necessário dois átomos de hidrogênio e um átomo de oxigênio, caso retire um átomo de algum destes elementos, já não é. Assim, o nosso corpo sem o espírito, se desfaz a alma vivente tornando-a morta. (Tiago 2.26)
É uma dicotomia e não tricotomia.
Então, saber as coisas do homem: construir casas, computadores, saber sobre o universo, não significa saber sobre Deus.
São conhecimentos diferentes. Aptidões opostas.
Para que saber sobre isto? Talvez você pergunte?
É muito importante ter este conhecimento para vida íntima com Deus.
Entender o humano ajuda a gente a nos entendermos como seres espirituais, se assim fomos gerados por Ele.
Entender  o humano é compreender que Deus não erra, mas planeja e é Todo-poderoso sobre tudo , todos e todas as situações no tempo e espaço.
Entender o humano é entender que ninguém nasce na clandestinidade e que cada um é contado organizadamente por Ele e para um determinado fim.
 Eu costumo dizer o seguinte: ”Adão, Eva e Judas foram bons até demais para aquilo que foram gerados.”
Entender que um ser humano  não significa ser um filho de Deus. E que se somos filhos, que alegria, somos gerados por Ele para a vida plena em comunhão com Ele, Jeová. Isso é privilégio.

jorge kaalebe

JardimdoPantana-JKG

“Um sábio não diz que é sábio, mas um sábio sabe agradecer.” Sou isto, um pessoa que vive agradecida pela vida, pela família, pelo que aprende. Sou uma pessoa que pouco reclama. Na verdade, nunca reclamo. A reclamação, entendo como murmuração diante de Deus. Imagino que Deus fica triste na reclamação. Por isso, vivo em agradecimento pelo que sou e por tudo o que tenho.

1 Comentários

  1. Querido e amado irmão, O NOSSO SENHOR JESUS CRISTO já existia antes da criação ele é o arquiteto do universo,portanto ELE é o unigênito filho de DEUS,se os seres humanos nascido antes da vinda de JESUS a essa terra não fossem espirituais,como explicar então aqueles que venceram reis,reinos,batalhas,animais ferozes,gigantes,etc,etc e tal...só existe uma explicação O ESPIRITO SANTO estava neles e consequentemente DEUS éra com eles,porquanto os mesmos eram espirituais e não carnais,a mesmas coisas acontece nos dias de hoje com aqueles que são espirituais,e aqueles que são carnais habitam os espíritos malignos,se Adão e Eva não fossem espirituais e sim carnais satanás não precisaria ter usado o corpo de uma serpente pra enganar eles,poderia ter entrado diretamente neles,compreende agora,mas depois da desobedienca entrou o pecado então satanás teve acesso liberado em todos aqueles que não tinha e não tem comunhão com DEUS.
    Um forte abraço e que DEUS te abençoe!!!

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem