Alma vivente versus espírito vivificante

Ao lermos o 1º  livro de  Coríntios, no capítulo  15 e versículo 45 até o 50 no novo Testamento, temos a informação de que a primeira criatura feita por Deus neste mundo, não era espiritual, celestial como muitos afirmam, senão humana, terrena. Não era o seu  primeiro filho nesta Terra, mas a sua primeira criatura humana.
O seu primeiro filho que gerou na Terra foi contado somente a partir de Jesus,  o primogênito entre muitos irmãos. Os precedentes as ele eram sombra das coisas futuras. Porque a realidade passou a ser contado de Jesus. Livro de Romanos, capítulo 8 e versículo 29 você pode conferir.
O primeiro Adão criatura foi criado alma vivente e o Segundo Adão Jesus , Espírito vivificante, filho genuíno.
Qual a diferença entre os dois? Se ambos possuíam carne e espirito. Onde estava a diferença?
Exatamente no espírito.
É exatamente aí que está a chave que abre a porta que leva ao acesso a presença de Deus.
Jesus é o caminho, a verdade e a vida. Mas, eu me refiro, alguém  tendo os ensinamentos incutidos na mente e sendo lavado por esta renovação de entendimento, isto é, de Deus mesmo, unicamente Dele mesmo,  possibilita-o  chegar a Ele tal como filhos aos seus pais.
Pois, só em espírito é possível chegar em seus braços e jamais em carne a Bíblia comenta, porque a carne nao herda o reino de Deus.
Agora, a composição do primeiro Adão desmistifica vários pontos que nos ajudar entender a composição do genuíno filho de Deus neste mundo:

O primeiro Adão possuía carne, isto é fato. O Segundo Adão Jesus, a mesma carne também: Jesus chorou, riu, sentiu fome e assim por diante, tal como o primeiro Adão.
O primeiro Adão possuía um espírito, um psiquê, um sentido, um entendimento, porém somente nas coisas  terrenas, mundanas. Havia um bloqueio que o impedia de ter comunhão com Deus como o segundo Adão, Jesus.
O segundo Adão Jesus, possuía um Espírito, dado por Deus que era a sua  própria identidade, que possibilitava unidade, de um para com outro, em  entendimento, sentido pleno do conhecimento de sua personalidade e caráter Divina, por isso falavam a mesma língua. E quem via um, via outro.
Por isso o  primeiro Adão era Alma vivente  e não permaneceu na luz, porque era apenas um ser vivo, e não possuia esta comunhão. Mas o Segundo Adão Espírito Vivificante era ao contrário, cheio de graça e luz e além disso capaz de dar vida, apresentando o Pai aos demais irmãos.
Duas realidades diferentes.
Duas realidades distintas.
 Um filho terreno, e outro filho do céu.

Leia atenciosamente este versículo do livro de  Gênesis capítulo  2 e versículo 7 para perceber a profundidade destas palavras.

O Senhor Deus formou o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego de vida e o homem foi feito alma vivente.”
Agora atente-se ao versículo do 1º capítulo do livro de Lucas, no versículo 35.
“E, respondendo o anjo, disse-lhe: Descerá sobre ti o Espírito Santo, e a virtude do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra; por isso também o Santo, que de ti há de nascer, será chamado Filho de Deus.”
Neste ponto aqui foi muito fácil escolher um versículo entre vários deste capítulo que endosse completamente o que estou escrevendo.


Outro fator importante:

Alma vivente é o resultado de corpo mais fôlego de vida. E não a soma de três componentes: alma, corpo e espírito.
Para existir uma alma vivente é necessário de corpo + fôlego de vida que é = a uma alma vivente.
Para existir água é necessário dois átomos de hidrogênio e um átomo de oxigênio, caso retire um átomo de algum destes elementos, já não é. Assim, o nosso corpo sem o espírito, se desfaz a alma vivente tornando-a morta. (Tiago 2.26)
É uma dicotomia e não tricotomia.
Então, saber as coisas do homem: construir casas, computadores, saber sobre o universo, não significa saber sobre Deus.
São conhecimentos diferentes. Aptidões opostas.
Para que saber sobre isto? Talvez você pergunte?
É muito importante ter este conhecimento para vida íntima com Deus.
Entender o humano ajuda agente a nos entendermos como seres espirituais, se assim fomos gerados por Ele.
Entender  o humano é compreender que Deus não erra, mas planeja e é Todo-poderoso sobre tudo , todos e todas as situações no tempo e espaço.
Entender o humano é entender que ninguém nasce na clandestinidade e que cada um é contado organizadamente por Ele e para um determinado fim.
 Eu costumo dizer o seguinte: ”Adão, Eva e Judas foram bons até demais para aquilo que foram gerados.”
Entender que um ser humano  não é, não significa ser um filho de Deus. E que se somos filhos, que alegria, somos gerados por Ele para a vida plena e comunhão com Deus. Isso é privilégio.


jorge kaalebe

JardimdoPantana-JKG

“Um sábio não diz que é sábio, mas um sábio sabe agradecer.” Sou isto, um pessoa que vive agradecida pela vida, pela família, pelo que aprende. Sou uma pessoa que pouco reclama. Na verdade, nunca reclamo. A reclamação, entendo como murmuração diante de Deus. Imagino que Deus fica triste na reclamação. Por isso, vivo em agradecimento pelo que sou e por tudo o que tenho.

2 Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem