Promover seu negócio, produto, serviço ou marca no Facebook pode ser caro. Você verá relatórios de muitos anunciantes gastando centenas ou milhares de dólares todos os dias no Facebook Ads!
Esses anunciantes estão literalmente dando ao Facebook todo o seu orçamento de publicidade por dois motivos:
(1) trabalho de anúncios do Facebook
(2) é relativamente mais barato em comparação com outras plataformas de publicidade.
Os anúncios do Facebook funcionam tão bem que muitas empresas pararam de anunciar em outras plataformas e, em vez disso, concentram toda a atenção no Facebook. Agora, esses anunciantes reduziram a otimização de anúncios a um T.
Eles gastam menos dólares por conversão do que outras plataformas. E por causa da quantia que conseguem 'economizar' no Facebook, eles estão colocando mais dinheiro em publicidade para expandir ainda mais seu alcance no Facebook e atrair mais pessoas para seu funil de vendas.
Se você quiser saber como esses anunciantes bem-sucedidos do Facebook são capazes de minimizar seus custos com anúncios, continue lendo porque hoje vou compartilhar com você sete métodos testados e comprovados para reduzir seus custos com anúncios no Facebook.
Vamos começar!
Técnica nº 1: Definir um limite de lance
Definir um limite de lance é importante se você deseja controlar quanto deseja pagar por cada lance ou por ação que seu público-alvo realiza. Se você tiver um orçamento específico em mente e já tiver um custo ideal por aquisição ou por ação, poderá defini-lo como seu limite de lance.
Veja um exemplo:
você tem um orçamento diário de R$ 10,00 e o objetivo de sua campanha é fazer com que as pessoas cliquem em seu anúncio e acessem seu website. A página de destino em seu site está vendendo um item de $ 50, onde você obtém um lucro de $ 25 por item.
Você sabe que, com base no comportamento anterior do cliente em seu site, obtém em média uma taxa de conversão de 10%, o que é muito bom porque significa que 1 em cada 10 pessoas que acessam seu site compra esse produto.
Com essa margem de lucro, você está disposto a pagar US$ 0,50 por clique. Então você define isso como seu limite de lance. O Facebook cobrará de sua conta, no máximo US$ 0,50 toda vez que alguém clicar em seu anúncio.
Com um orçamento de $ 10, você pode ter pelo menos 20 cliques em seu site. Isso significa que, com a taxa de conversão de 10% do seu produto, você provavelmente fará de 1 a 2 vendas (lucro de US$ 25 a US$ 50) para cada US$ 10 gastos com anúncios.
Conhecer a matemática por trás de suas campanhas de anúncios ajudará você a otimizar seu orçamento de anúncios, seja no nível da campanha, no nível do conjunto de anúncios ou no nível do anúncio.
Técnica nº 2: Fazer com que mais pessoas se envolvam com seu anúncio
Fazer com que as pessoas se envolvam com seu anúncio é provavelmente uma das melhores maneiras de minimizar seus custos com anúncios. No entanto, isso é mais fácil dizer do que fazer. Todos nós gostaríamos de obter as taxas de conversão mais altas possíveis e fazer com que todos os nossos alvos olhassem para o nosso anúncio. Mas, obviamente, isso não acontece na vida real.
As pessoas vão no Facebook para socializar com sua família e amigos. Eles não vão no Facebook para ver anúncios! Para que as pessoas prestem atenção ao seu anúncio, você precisa ser criativo e pensar fora da caixa.
Pergunte a si mesmo se você fosse seu público-alvo, pararia de rolar seu feed de notícias para ver seu anúncio? Seja objetivo e não deixe seu preconceito entrar em jogo.
Se você respondeu sim, então seu anúncio pode ser bom o suficiente. Se você respondeu não, então você teria que voltar para a prancheta e começar de novo. Como alternativa, se você trabalha sozinho, pode pedir a opinião de outra pessoa sobre o que pode funcionar. Se você trabalha em um ambiente de equipe, é melhor porque duas ou mais cabeças pensam melhor do que uma, por assim dizer.
Pense em maneiras pelas quais você pode chamar a atenção do seu público. Anote tudo e planeje como suas ideias serão traduzidas para os anúncios do Facebook.
É importante que você faça isso porque, quando mais pessoas se envolverem com seus anúncios, isso enviará uma mensagem ao Facebook de que as pessoas consideram seu anúncio valioso e, portanto, recompensarão você com custos de anúncios mais baixos.
Técnica nº 3: Dê
brindes valiosos em conexão com a técnica nº 2, quando você pensar fora da caixa, pense em dar brindes valiosos para seu público-alvo. As pessoas adoram coisas gratuitas, puras e simples. Quando eles acharem que estão recebendo algo valioso de graça, vão adorar você por isso!
Mas que tipo de material gratuito você pode oferecer para que as pessoas se envolvam e cliquem em seus anúncios?
Na verdade, existem muitos tipos de coisas gratuitas que você pode oferecer ao seu público. Dependendo do seu setor, seu público pode ser incentivado a se envolver com seu anúncio se você fornecer a eles um e-book muito valioso que aborda seus pontos problemáticos, um curso de e-mail curto, mas abrangente, uma amostra grátis de seu produto, uma avaliação gratuita, um código de desconto , e muito mais.
Para saber o que funcionará melhor com seu público, primeiro você precisa saber quem é seu público. Por exemplo, se você sabe que a maioria de seus clientes anteriores são mães de meninos de 1 a 2 anos, deve pensar em algo que chame a atenção dessas mães.
Se você está vendendo coisas para bebês ou mamães, talvez considere oferecer um curso gratuito sobre como treinar crianças pequenas ou talvez como perder peso pós-parto. Isso vai depender do seu produto, claro. Seu material gratuito deve estar relacionado ao produto que você está vendendo.
Seja qual for o item ou serviço que você escolher oferecer gratuitamente, torne-o o mais irresistível possível. Você também pode tentar colocar alguma escassez em seu anúncio. Não tenha medo de dizer ao seu público que seu brinde será válido por tempo limitado ou para um número limitado de pessoas. Experimente esta técnica e veja seu engajamento aumentar e seus custos com anúncios despencarem!
Técnica nº 4: segmentar públicos personalizados e semelhantes
Com as opções de hipersegmentação e as ferramentas avançadas de remarketing do Facebook, simplesmente não há público melhor para segmentar com seus anúncios do que públicos personalizados e públicos semelhantes (de seus públicos vencedores).
Públicos personalizados são muito importantes e essenciais para minimizar os custos com anúncios no Facebook porque são pessoas que já conhecem sua marca ou seu negócio. Você não está mirando em públicos frios que provavelmente não sabem absolutamente nada sobre você, o que significa que eles não confiam em você e podem não estar dispostos a fazer negócios com você.
O público personalizado, por outro lado, interagiu com sua empresa on-line ou off-line. Existe um nível de familiaridade entre você e esse público, então é muito mais fácil vender para eles e fazer com que eles convertam.
Isso é importante porque, quando as pessoas conhecem sua marca, é mais provável que elas se envolvam com seu anúncio. Isso, por sua vez, resulta em custos de anúncios mais baixos para sua empresa.
Se você tem um site, instale o pixel do Facebook nele imediatamente. Se sua empresa estiver offline, você ainda pode coletar os dados de seus clientes e carregá-los no Facebook para criar um público personalizado.
O importante a se pensar com públicos personalizados é que você precisa descobrir como fazer com que eles se envolvam com sua empresa novamente. Talvez um anúncio reintroduzindo sua marca para eles ajude a deixá-los à vontade, então tente essa tática também.
Depois de encontrar um público personalizado que reage positivamente ao seu anúncio (altas taxas de conversão), você pode criar um público semelhante para alcançar mais pessoas iguais!
Técnica nº 5: teste A/B para o sucesso
Não se contente em fazer apenas um ou dois anúncios. Se você leva a sério o sucesso nos anúncios do Facebook, precisa gastar algum dinheiro com isso primeiro. Um dos melhores investimentos que você pode fazer na plataforma é testar seus anúncios com frequência.
Teste quais manchetes, quais imagens, quais produtos etc. seu público responderá favoravelmente.
Apenas certifique-se de que, ao fazer o teste A/B, você teste apenas um elemento por vez para poder dizer com certeza se um elemento está ou não funcionando para o seu público. Se você testar 2 ou mais elementos, apenas estragaria seu teste A/B e não teria nenhuma prova tangível de que foi o elemento 1 que causou o fracasso de seu anúncio, e não o elemento 2.
O teste A/B é como educar a si mesmo sobre quais criativos de anúncios funcionarão melhor para seu público. Você está essencialmente pagando por seus fracassos, mas assim que encontrar a combinação vencedora de cópia do anúncio, gráficos do anúncio, posicionamento e público, ficará grato por seus testes A/B.
Depois de encontrar um vencedor, você pode dimensionar facilmente seus anúncios e alcançar mais pessoas. Como você já fez sua lição de casa sobre o que está funcionando e o que não está, então em suas futuras campanhas publicitárias você poderá usar seu anúncio bem otimizado e de alta conversão e pagar por ele com menos dólares por conversão!
Técnica nº 6: Use anúncios em vídeo
Os anúncios em vídeo são um dos segredos mais bem guardados dos profissionais de marketing de sucesso que pagam uma fração de centavo por cada exibição de vídeo. É claro que nem todas as campanhas publicitárias se beneficiarão dos anúncios em vídeo, mas para aqueles que o fizerem, você se beneficiará muito!
As pessoas nas redes sociais têm tudo a ver com autogratificação. Eles não querem fazer muito trabalho duro enquanto estão nas redes sociais. Em vez disso, eles querem relaxar e não pensar no trabalho ou na escola. É aqui que os anúncios em vídeo se destacam - tudo o que eles precisam fazer é apertar o botão de reprodução (se não tiverem configurado para reprodução automática), sentar e assistir ao seu vídeo!
Não há paredes de texto para ler, nem fontes minúsculas para olhar de soslaio. E eles recebem sua mensagem apenas assistindo a alguns segundos de vídeo!
Alguns profissionais de marketing podem dizer que, embora os anúncios em vídeo sejam ótimos para taxas de engajamento, eles não se traduzem diretamente em vendas. Bem, isso pode ser verdade, mas realmente depende do tipo de produto e serviço que você oferece – sem falar no seu público, na apresentação do anúncio em vídeo e em muitos outros fatores.
A questão é que, com anúncios em vídeo, é possível obter 1.000 visualizações por US$ 1 ou US$ 2! Provavelmente não há maneira mais fácil de conseguir esse tipo de gasto com anúncios no Facebook ou em qualquer outra plataforma de publicidade!
Técnica nº 7: atualize os criativos de anúncios
Às vezes, os anunciantes se tornam complacentes com seus anúncios de alta conversão. Eles saem de férias por algumas semanas e esquecem de pausar seus anúncios. Quando eles fazem
login na conta do Facebook Ads Manager ou do Business Manager, eis que seus custos com anúncios aumentaram 100%, 200% ou até mais!
Nesse ponto, eles estariam coçando a cabeça porque, antes de sair, estavam obtendo custos de anúncio por conversão muito baixos. Mas depois de algumas semanas, eles estão gastando muito pelo mesmo anúncio (eles provavelmente também se esqueceram da Dica nº 1 – defina um limite de lance).
Quando você pensa sobre isso, não é tão surpreendente. Eles estão segmentando o mesmo grupo de pessoas usando os mesmos criativos de anúncios. Quem não vai ficar entediado com esse anúncio?
Depois de ver um anúncio algumas vezes – não importa o quão criativo ou envolvente tenha sido a primeira vez que você o viu – você acabará se cansando de vê-lo em seu feed!
A lição importante a ser observada aqui é que você deve sempre se lembrar de manter a aparência de seus anúncios atualizados.
Mesmo se você sair de férias por algumas semanas, sempre poderá definir uma programação de anúncios.
Por exemplo, você pode executar o anúncio 1 nos primeiros 5 dias, depois o anúncio 2 nos próximos 5 a 10 dias e assim por diante. Com novos anúncios para manter seu público engajado, você pode esperar que seus custos com anúncios permaneçam os mais baixos de sempre.
Aplique todas as sete técnicas que você leu neste relatório e veja suas taxas de conversão subirem e seus custos com anúncios caírem em suas próximas campanhas publicitárias!