Uma história de amor - Comentário do Filme -



Este filme é ótimo, maravilhoso. E é muito propício para quem deseja buscar  motivação pra encontrar a veia da criação.
Ele mostra a realidade da vida no dia a dia, alguém que tem uma meta para alcançar e depara com obstáculos que precisam ser vencidos no meio do caminho sem deixar de perder o foco.
Fala explicitamente sobre o processo da inspiração, criação até o seu produto final. Mostra a importância de um ideal, fala dos caminhos que se tem de percorrer para encontrá-lo. É realmente fantástico! Uma amiga me indicou o filme e hoje é um dos meus prediletos. Todas as vezes que necessito de uma carga de energia, o assisto para que eu possa concluir alguma coisa, mesmo que seja um desenho, um verso, uma música.  Assim como disse Roberto Justus, "perde-se uma ideia quando  se não a concluiu".
Neste filme, podemos ouvir várias frases notáveis deste tipo. E são frases que realmente toca no íntimo e torna-se um combustível para que possamos andar a nossa vida para frente como um carro. Algumas me marcaram muito e me fizeram refletir: “Sucesso é um porcento de talento e noventa e noventa porcento de perseverança”, ou como esta que diz: “Você pensa que eu não amava a minha vida?”. Esta frase para mim    é muito forte, tem uma conotação muito profunda. É muito simples, mas de conteúdo aquilatado. O significado dela é como a do filme sobre Charlie Chaplin que assisti, no instante em que ele vai para Hollywood receber um prêmio e já tinha idade avançada, e diz : “O maior inimigo do homem é o seu próprio tempo.” Ele queria pular, saltar, fazer algo que pudesse mostrar com mais aproximidade através da vitalidade que contém numa juventude, ações que interpretasse com exatidão a ideia que surgia na mente e que tivesse de demonstrar por meio da expressão corporal. Mas naquela altura, já era impossível, visto que, naquele momento da sua premiação, recompensa por toda uma vida de dedicação a sua arte de interpretar, ele já tinha quase oitenta anos. É mais ou menos isto que a frase quer dizer.
Por este motivo o filme Uma história de amor é fantástico, por retratar a situação como esta que acontece na vida de todos, seja: a velhice, a morte, uma doença, uma dívida, a condição financeira, a razão as vezes de poder ser os obstáculos para se não acontecer.
Tudo é possível de acontecer antes de se chegar aquela inspiração que nos leva a glória! Pode ser que nada nos aconteça, assim como pode haver uma ação inversa. No entanto, a fé, a esperança, o amor, a dedicação são combustíveis fundamentais para a concretização de nossas realizações. Agente sempre acredita! É isto que nos move!
Não desejo ser repetitivo, mas quero citar novamente o insight da Inspiração. Todos nós precisamos de inspiração para criar alguma coisa notável. E o motivo, a razão não pode ser despercebido, passar sem a percepção. Ao contrário, deve-se ser trazida a existência por meio de um papel, caneta, lápis, borracha no instante que a inspiração surgir. A inspiração deve ser anotada. Trazer do mundo das ideias para o mundo real, não é tarefa fácil.
Outro fato importante e que acontece na vida de todos, é a sala de espera. É do ser humano a ansiedade. Agente deseja que as coisas aconteçam mesmo não sabendo definitivamente o que realizar, mesmo assim desejamos que algo aconteça. A espera é difícil! Queremos que os nossos anseios se realizem o mais rápido possível. E isto nem sempre é possível.
O que me refiro, e desejo alcançar é o que todos almejam, sucesso no que faz através de uma ideia. No entanto, algo fundamental que é certo na maioria das vezes e nos ajuda conquistarmos nossos objetivos, é a parceria. Neste filme, a parceria entre Henry Roth que é o escritor com Rudy holt que é o ilustrador é o ponto forte da mensagem do enredo inteiro desta ficção. Pode ser um ser aclamado por uma multidão, um país, e que na maioria das vezes  percebemos que ocorre é, ninguém faz nada sozinho.
É simbolicamente representada a vida real na vida fictícia, neste filme, mostrando que a parceria entre um escritor e um ilustrador tem muito a haver com todas a áreas, atividades que realizamos no cotidiano e que almejamos sucesso. É sempre com a ajuda de alguém. É claro que se esmiuçarmos muito mais, sabemos que além do ilustrador e escritor, vem as parcerias segundárias como editoração, patrocinadores e assim sucessivamente e repito novamente, ninguém faz nada sozinho.
Embora tenhamos que saber que numa parceria seja fundamental entendemos as manias do sócio: as falhas do empregado, o jeito do integrante de uma banda, as dificuldades de um grande empresário, e acima disto saber tirar proveito no meio de tudo isto, o favor da criação, da boa composição, do trabalho, de uma peça teatro, de uma linda melodia.
Tudo isto, unindo com o profissionalismo que faz ascender os objetivos quando se deixa as piadas de lado e se foca na direção.
E para coroar tudo, algo que percebemos sempre no mundo é que o público está pronto, a espera de uma grande ideia. A grande ideia nunca é pisoteda por ele. Não é jogada como pérolas aos porcos. Assim, por enes razões vale a pena assistir este filme. Porque nos apresenta princípios importantes que jamais devemos esquecer.



JardimdoPantana-JKG

“Um sábio não diz que é sábio, mas um sábio sabe agradecer.” Sou isto, um pessoa que vive agradecida pela vida, pela família, pelo que aprende. Sou uma pessoa que pouco reclama. Na verdade, nunca reclamo. A reclamação, entendo como murmuração diante de Deus. Imagino que Deus fica triste na reclamação. Por isso, vivo em agradecimento pelo que sou e por tudo o que tenho.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem