Neste texto, abordarei um assunto maravilhoso, esplêndido, tremendo que é a Predestinação. Analisando que, pré é a designação de anterioridade, isto é, o que vem antes e destinação é um derivado da palavra destino, que vem depois, em determinado tempo e para um determinado propósito. Predestinação é a determinação anterior de algo que acontecerá depois em determinado tempo. E é aquilo que não pode ser jamais.mudado Foi determinado, acontecerá, custe o que custar. Mas quem pode tal façanha? Quem tem o poder de destinar com antecipação? Somente Deus, o Altíssimo, o todo-poderoso, que pode tudo em sua poderosa soberania absoluta. Quero deixar bem claro este ponto, que nenhuma parte deste texto adiante, será baseado em algum ser humano que afirme ter a capacidade de ver o futuro e determiná-lo, como se tivesse o poder de criar e fazer nascer em si mesmo, como uma fonte de água, a origem deste dom. Não. Isto tem que ficar bem claro na sua leitura, qual seja minha intenção aqui, senão de louvar somente a Deus como o originador deste poder, para não haver dúvidas alguma na sua mente, ou titubeio. Homem algum tem este poder. O homem apenas obedece o que foi predeterminado por DEUS em sua presciência justa, soberana. Deus é Senhor com “S” bem grande para cumprir o seu beneplácito desejo. Embora nós em nossa limitação humana, não entendamos seus desígnos inatingíveis e profundos. O apóstolo Paulo explica bem isto quando exclama: "Ó profundidade das riquezas, tanto da sabedoria, como da ciência de Deus! Quão insondáveis são os Seus juízos, e quão inescrutáveis, os Seus caminhos!" livro de Romanos. 11:33. Porque, "Ninguém sabe as coisas de Deus, senão o Espírito de Deus. Porque o Espírito penetra todas as coisas, ainda as profundezas de Deus." I Cor. 2:10 e 11.
Assim, em Deuteronômio 29.29 escreveu Moisés: As coisas encobertas pertencem ao SENHOR nosso Deus, porém as reveladas nos pertencem a nós e a nossos filhos para sempre, para que cumpramos todas as palavras desta lei.
O objetivo, não é ser pretencioso e nem arrogante para limitar o que é ilimitado. Pois se falo que Deus é determinada coisa, estou limitando Aquele que é ilimitado. Agora, escrever que nada sei sobre Ele é tentar posar de falsa humildade perante você, querido e amado leitor. Pelo que já está revelado sobre Deus e de que forma foi revelado sa nós: escreveram seus profetas, servos e fiéis sobre o seu poder, a natureza e tudo que no céu e na terra existem, mostram o seu poder, Deve ser considerado com zelo, cada palavra como uma luz, revelação no entendimento. Exemplo: Jesus foi Revelado ao mundo e temos textos que explicam sobre este acontecimento na Bíblia por meio de seus servos e pela fé em nossos irmãos mais velhos. Assim como, a existência do livro da vida que também é mencionado na Bíblia acreditamos, em outros milhares de assuntos, nossa fé é firme. Agora só por estes dois acontecimentos: Jesus e o Livro da vida que menciono anteriormente, temos o causador de efeito e causa, que significa, o quem gerou, o como, e o quando aconteceu. O fato é, ou acreditamos nestas revelações como fontes fidedignas ou não? Deus ainda não é manisfestado em total plenitude, mas é parte desta plenitude. 1 Corinthions 13. 12 Porque agora vemos por espelho em enigma, mas então veremos face a face; agora conheço em parte, mas então conhecerei como também sou conhecido.
É importante mencionar nesta introdução sobre o assunto a predestinação que Deus não se mostrou como todo, mas não quer dizer que não se apresentou em parte. Pensemos um pouco...quantos adjetivos sabemos sobre ELE: Deus é todo-poderoso, Deus é paciênte, Deus é misericordioso e sucessivamente. Então, não podemos afirmar que não sabemos nada. Podemos não saber tudo, mas sabemos um pouco.
Assim como está escrito em Provérbios 21.1 “Como ribeiros de águas, assim é o coração do rei na mão do Senhor; este, segundo o seu querer, o inclina”.
Podemos não saber tudo sobre Deus, mas sabemos através deste texto que Ele tem o poder de inclinar o coração do rei para onde quiser: Se para rir, crer, chorar, entristecer, cantar, louvar.Isto já é um adjetivo sobre Deus, é poderoso para endurecer, amolecer, humilhar, exaltar. Deus é todo-poderoso.
Este texto irá com simplicidade e muita humildade tentar explicar, esclarecer como Deus é em parte, como age ou melhor, como trabalha com cada indivíduo, só que, por meio do que já está escrito na Bíblia. Por isso é fundamental que em primeiro lugar se tenha fé nas Escrituras para prosseguir, caso contrário, a descrença não deixará agir na boa compreensão deste tema tão lindo e maravilhosa, que é a predestinação. Primeiro ponto, Deus agradou-se em convergir, todas as coisas em Jesus:
o tempo: o passado,o presente, o futuro, a história, a revelação, a justificação, a eleição, a glorificação e redenção.
Então, nada mais do que coerente saber sobre Jesus, e sobre o que Jesus falou a respeito da predestinação.
No decorrer deste texto, então, irei o que comentou sobre o tema. Antes de Jesus nascer nesta Terra, existem alguns fatos determinantes sobre os planos de Deus não aleatórios, mas determinados a respeito de Jesus.
Podemos observar que o anjo foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia, chamada Nazaré.
Ele não estava passando a esmo e de repente, atentando por uma mulher qualquer que pudesse passar por seu caminho e o agraciou. A graça tem um contexto perante a vida de Maria. Determinante que seria Maria a agraciada. o anjo Gabriel foi ordenado a cidade da Galileia, chamada Nazaré, para encontrar com Maria. Destinado a ela que era virgem e que ainda nao havia deitado com um homem.
O anjo Gabriel foi até ela para anunciar que havia achado graça diante de Deus. Verbo conjulgado no perfeito do indicativo, isto é no passado. E ai o pronunciamento de ações que ocorreriam no futuro, a ela e a Jesus, sem flexibilidade. Seria e pronto. Quer dizer, a vida de Jesus foi toda predestinada por Deus.
Agora depois desta explicação que fiz sobre este evento, leia com atenção os versículos abaixo para ver se confere com minha explicação.
LUCAS 1.26-38
E, no sexto mês, foi o anjo Gabriel enviado por Deus a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré, A uma virgem desposada com um homem, cujo nome era José, da casa de Davi; e o nome da virgem era Maria. E, entrando o anjo aonde ela estava, disse: Salve, agraciada; o Senhor é contigo; bendita és tu entre as mulheres. E, vendo-o ela, turbou-se muito com aquelas palavras, e considerava que saudação seria esta. Disse-lhe, então, o anjo: Maria, não temas, porque achaste graça diante de Deus. E eis que em teu ventre conceberás e darás à luz um filho, e por-lhe-ás o nome de Jesus. Este será grande, e será chamado filho do Altíssimo; e o Senhor Deus lhe dará o trono de Davi, seu pai; E reinará eternamente na casa de Jacó, e o seu reino não terá fim. E disse Maria ao anjo: Como se fará isto, visto que não conheço homem algum? E, respondendo o anjo, disse-lhe: Descerá sobre ti o Espírito Santo, e a virtude do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra; por isso também o Santo, que de ti há de nascer, será chamado Filho de Deus. E eis que também Isabel, tua prima, concebeu um filho em sua velhice; e é este o sexto mês para aquela que era chamada estéril; Porque para Deus nada é impossível. Disse então Maria: Eis aqui a serva do Senhor; cumpra-se em mim segundo a tua palavra. E o anjo ausentou-se dela.
Outros versículos chaves sobre o procedimento que vem da parte de Deus a predestinação e eleição de cada ser humano neste mundo. O traço que Ele faz para cada criatura, se de glória ou de derrota, vida ou morte, tristeza ou alegria, a respeito de cada um de nós posso escrever assim, está escrito nestes versículos, no evangelho de João capítulo 17.
É um capítulo profundo de conteúdo. Rico em esclarecimento. Devido a ser uma oração reveladora de um assunto de peso: contraditório para alguns, entendimento para outros, enfim, mas é Jesus falando a Deus, nosso Pai Celeste.
Ele fala em oração sobre aqueles que permaneceram com ele, e fala daquele que não permaneceu junto de dele.
Por que não permaneceu? E os que permaneceram com Ele, por que permaneceram?
Judas, conhecido como o discípulo que traiu Jesus é um efeito. Mas agora Jesus mesmo é quem fala a respeito da predestinação. Ele fala de duas vertentes ligado a sua pessoa: uma eleição que leva a vida e outra eleição que leva a morte. Ambas eleições, atribui a autoria a Deus. É um assunto que requer oração, iluminação vinda do próprio Pai celeste também, para poder entender o seguinte:
Jesus em sua missão de três anos teve doze discípulos. Eram setenta discípulos e apenas ficaram doze, a maioria foi embora. E um destes doze ainda, o traiu, e ele chamava Judas. A respeito deste traidor, Jesus comentou em oração ao Pai Santo e Justo e a respeito do remanescente que permaneceu juntamente com ele também falou.
EVANGELHO DE JOÃO 17.9-12
Eu rogo por eles; não rogo pelo mundo, mas por aqueles que me deste, porque são teus. E todas as minhas coisas são tuas, e as tuas coisas são minhas; e nisso sou glorificado. E eu já não estou mais no mundo, mas eles estão no mundo, e eu vou para ti. Pai santo, guarda em teu nome aqueles que me deste, para que sejam um, assim como nós. Estando eu com eles no mundo, guardava-os em teu nome. Tenho guardado aqueles que tu me deste, e nenhum deles se perdeu, senão o filho da perdição, para que a Escritura se cumprisse.
Palavras de Jesus
Lucas 4.25-29 E disse: Em verdade vos digo que nenhum profeta é bem recebido na sua pátria. Em verdade vos digo que muitas viúvas existiam em Israel nos dias de Elias, quando o céu se cerrou por três anos e seis meses, de sorte que em toda a terra houve grande fome; E a nenhuma delas foi enviado Elias, senão a Sarepta de Sidom, a uma mulher viúva. E muitos leprosos havia em Israel no tempo do profeta Eliseu, e nenhum deles foi purificado, senão Naamã, o siro. E todos, na sinagoga, ouvindo estas coisas, se encheram de ira. E, levantando-se, o expulsaram da cidade, e o levaram até ao cume do monte em que a cidade deles estava edificada, para dali o precipitarem.
João 15.16 Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto em meu nome pedirdes ao Pai ele vo-lo conceda.
Observação
O fato é que ninguém nasce na clandestinidade. O Grande arquiteto deste universo, tem tudo programado com ordem e com domínio em seus desígnos. São inúmeros versículos que poderia mencionar. Mas limitei para alguns apenas. Deus o abençoe por ter chegado até aqui.
Em breve escrever sobre a Predestinação, mostrando falas do Apóstolo Paulo, Pedro, Os profetas e assim por diante.
Fica com Deus, nosso Senhor e Pai Santo e Justo.
Aguarde!!!!!!!!!!!!! Até logo mais para o fechamento.
Aguarde!!!!!!!!!!!!! Até logo mais para o fechamento.
Jorge kaalebe