A MELODIA DE INÍCIO DO HINO BRASILEIRO TINHA UMA LETRA.

Ana Arcanjo nasceu em Santos – SP e foi membro da Cruz Vermelha durante a Revolução Constitucionalista de 1932. Ela nos ensina a desconhecida introdução do Hino Nacional Brasileiro.

Transcrevi as palavras desta Senhora, palavra a palavra,  tal como está no vídeo que assisti. Esta semana eu posto o video. Hoje, eu Não fiz isto. Ela fala uma linguagem sem formalidades. Por esta razão,  gostaria de pedir a compreensão em relação a falta de alguma coesão, pois coerência é o que acredito que tenha. Este é um motivo pelo qual desejei apresenta-la caso você não a conheça. O importante é o conteúdo. Como disse o nosso mestre e Senhor Jesus , bem aventurados os que nao viram e creram Assim, vale muito a pena ler o que ela disse sobre o Hino Nacional Brasileiro.

“ Eu vou contar pra vocês que o Hino Nacional Brasileiro, aquela parte que só é tocada que dizem que é a introdução, o estribilho, tem uma letra. Não fui eu quem a inventou, aprendi quando criança,  cantava no colégio todo o dia que diz assim:
Espera, oh! Brasil que todos cumprais  com o vosso dever. Eia avante Brasileiro sempre avante! Gravai o buril , Nos pátrios anais do vosso poder . Eia avante, brasileiro,   sempre avante !
Servi o Brasil, sem  esmorecer .  Com ânimo audaz, cumpri o dever , Na guerra e na paz à sombra da Lei à brisa gentil, o lábaro erguei do belo Brasil. Eia sus , oh ! sus!
Que quer dizer Eia avante, oh ! Avante!
Ouviram do Ipiranga oh margens plácidas... E continua o Hino Nacional Brasileiro. Que infelizmente não é mais cantado. Quando canta é só uma estrofe. Como tiraram a primeira, que dizer a introdução, tiraram já a segunda e daqui a pouco não temos mais Hino e já foi todo desvanido.  É o que tenho pra dizer a vocês. E outra coisa quando dizem, Gravai o buril , buril é uma peça que se usa para se tirar as coisas erradas, vamos dizer, num desenho, numa peça de louça (argila ela se refere) , quando se está fazendo, para se tirar as arestas, isto é o buril. O Eia sus é o Eia avante e o lábaro eterno, qual é o lábaro? É a bandeira gente que nós não temos mais hasteada . O Brasil não tem bandeira brasileira, porque não a usa. E quando a usa é mal colocada,  bandeira Brasileira na mesma altura das outras bandeiras, bandeira brasileira de banda, não no meio como tem que ser. E quando são duas que tem que ser, do lado direito de quem sai,
Não tem mais. Acabou gente! Temos que ter um pouco de cuidado. Que a nossa terra é grande e maravilhosa.  Mas está faltando civismo. Depois dizemos só tem bandido nesta terra. Mas nós não ensinamos a amar a terra como é devido. Obrigado viu! Quem puder conserte  isto”.

Fim de suas palavras neste vídeo.
E no final do vídeo tem uma mensagem dizendo:
Em pensar que a vida inteira você ouviu esta bela melodia sem saber que havia uma letra.




Hoje eu não ia postar o video . Mas, deu tempo e consegui mostrar o  material de inspiração . Assistam , na integra, vale a pena ver. Lembrando que, no final da fala dela, tem a introdução do hino nacional brasileiro cantada como era antigamente.


Edição de imagens  VIdeos Produções
Resende – RJ Tel. (24) 3354- 1052

JardimdoPantana-JKG

“Um sábio não diz que é sábio, mas um sábio sabe agradecer.” Sou isto, um pessoa que vive agradecida pela vida, pela família, pelo que aprende. Sou uma pessoa que pouco reclama. Na verdade, nunca reclamo. A reclamação, entendo como murmuração diante de Deus. Imagino que Deus fica triste na reclamação. Por isso, vivo em agradecimento pelo que sou e por tudo o que tenho.

2 Comentários

  1. Parabéns ao autor deste blg. Não vou mencionar quanto tempo da minha vida passei sem ter esta informação. A informação, muito mais que curiosa, é triste: a realidade é exatamente essa: "... tem bandido nesta terra... não ensinamos a amar a terra como é devido... conserte isto”. Talta no lar, falta na escola - só pode faltar na sociedade.

    ResponderExcluir
  2. "A parte instrumental da introdução do Hino Nacional Brasileiro possuía uma letra, que acabou excluída da sua versão oficial do hino (letra oficializada no centenário da independência em 1922). Essa letra (a do estribilho) é atribuída a Américo de Moura, natural de Pindamonhangaba, presidente da província do Rio de Janeiro nos anos de 1879 e 1880. Em 17 de novembro de 2009, o cantor Eliezer Setton lançou um CD intitulado Hinos à Paisana, das quais uma das faixas é do Hino Nacional Brasileiro com essa introdução cantada". http://pt.wikipedia.org/wiki/Hino_Nacional_Brasileiro

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem