Principais causas de lentidão em seu site




Servidor: Muitas vezes a causa da lentidão está relacionada a uma instabilidade em seu servidor de hospedagem;

Pane, mau funcionamento, sobrecarga, problemas de configuração, ataques DDoS ou DDo. Todos esses motivos podem ser causas para que servidores dedicados ou virtuais deixem um ou vários sites fora do ar.

 

Solução: Se você sabe que a causa é o servidor virtual, verifique as configurações e se não há algum código quebrado que esteja causando o dano. Caso não tenha conhecimento técnico para isso, conte com o suporte do seu servidor. Alguns serviços incluem suporte 24/7.


Outra solução é verificar os logins de acesso e analisar os dados para ver se existe algum acesso malicioso. A existência disso pode bloquear o acesso para determinadas faixas de IP.


Erros: Os erros de programação são os responsáveis por grande parte dos casos de lentidão; 

No momento da programação de um site, uma única letra fora do lugar pode comprometer todo o funcionamento e deixar o seu site fora do ar.


 


Solução: Para se arriscar a manipular a programação do seu site é esperado que você tenha conhecimento técnico pra isso ou deixe por conta do programador. O que deve ser feito é identificar o erro e consertar a codificação do site conforme a sua linguagem. Além disso, sempre teste as alterações em servidores locais antes de publicar nos servidores de produção.

Scripts em excesso: Erros de programação ou plugins e scripts em excesso podem tornar seu site mais pesado;


Instalar novos aplicativos e plugins pode gerar incompatibilidade e “confundir” o servidor sem saber para onde direcionar aquele acesso. Isso pode fazer com que o seu site fique fora do ar. O mesmo pode ocorrer caso instale plugins ou script de procedência duvidosa que podem conter vulnerabilidade no site e abrir caminhos para possíveis invasões.


 Outra causa seria a incompatibilidade da versão do PHP da hospedagem. Um exemplo disso é se o plugin ou script foi desenvolvido para PHP 5.6 e na hospedagem tiver rodando PHP 7.x o plugin pode apresentar problemas.


 

Solução: Identifique qual aplicativo ou plugin está com problemas e exclua. Mas antes de excluir tenha certeza de que isso não afetará as demais áreas do seu site. É recomendado que conte com uma ajuda profissional para isso.


Imagens pesadas:  Formatos de imagem como JPEG 2000, JPEG XR e WebP geralmente resultam em uma compactação melhor em comparação a PNG ou JPEG, o que significa downloads mais rápidos e menor consumo de dados.Ataque Hacker: Em outros casos, ataques hackers podem causar erros em seu site ou carregar scripts maliciosos, causando uma lentidão significativa;

Acesso ao banco de dados

Caso você utilize algum CMS no seu site, como o WordPress, é possível que aconteçam erros ao estabelecer uma conexão. Isso pode acontecer porque o seu banco de dados está corrompido, seus dados de login estão errados ou o servidor que hospeda o seu banco de dados está inativo.


Solução: Verifique o que causa o erro, as configurações de conexão do banco de dados e entre em contato com a sua empresa de hospedagem. Este vídeo ensina passo a passo como solucionar esse erro.




Dificultar a navegação

A experiência do usuário também é um fator importante nas vendas online. Se o visitante não se sentir confortável com a navegação, botões e funcionalidades do seu site, ele provavelmente vai desistir da sua empresa e procurar o seu concorrente.


Portanto, invista em um site ágil, com informações claras e uma navegação simples e funcional. Procure usar termos de fácil compreensão nas opções do menu e para as categorias e subcategorias dos produtos. E não se esqueça de incluir um campo para busca dentro do site.


Enfim: certifique-se de que o usuário consiga encontrar aquilo que deseja sem dificuldade, de forma intuitiva.


Site mal optimizado

Um site pesado, que demora para carregar e mal otimizado pode sobrecarregar o servidor de hospedagem e deixar o seu site lento e até mesmo fora do ar.

Solução: Use as boas práticas de otimização, sistemas de cache e removas os scripts desnecessários. Utilize ferramentas para medir o desempenho e velocidade do seu site em diferentes dispositivos.


Também na sua hospedagem atual verifique se há um sistema de compactação que melhora o desempenho.


73% dos usuários de navegadores mobile declaram que já foram a sites que demoraram demais a carregar, e 40% abandonam um site se ele não carregar em 3 segundos ou menos


Sistema de Cache

O sistema de cache pode funcionar tanto no lado do servidor quanto do lado do usuário. Imagens e scripts que já foram vistas uma vez não precisam ser solicitadas de novo pro servidor, assim como as páginas que já foram montadas não precisam ser reprocessadas a cada acesso. Isso salva muito processamento do servidor e deixa ele livre rapidamente pra atender o próximo usuário


O sistema de cache hoje é uma das soluções que tem mais impacto em sites e blogs que são muito acessados. Configurar corretamente plugins como o W3 Total Cache, por exemplo, se tornou fundamental para negócios que dependem do WordPress para seu sucesso.



Hospedagem semi-dedicada ou dedicada

Você já otimizou bastante seu site com as dicas acima! Mas nada disso vai adiantar se o seu servidor não estiver entregando o processamento mínimo necessário para fazer seu site rodar perfeitamente.


Em várias situações, planos básicos de hospedagem em servidores compartilhados não conseguem acompanhar o crescimento de uma ferramenta de uma forma escalável. As limitações no processamento podem fazer com que um site ou blog com muitos acessos fique lento e saia do ar com frequência.


Procure entender melhor a diferença entre os tipos de planos e serviços de hospedagem oferecidos no mercado.


6 razões para investir em performance

47% dos consumidores espera que uma página carregue em 2 segundos ou menos

40% das pessoas abandona um site que demora mais de 3 segundos pra carregar

Uma demora de 1 segundo na resposta de uma página pode resultar em uma redução de 7% nas conversões

79% das pessoas que desistem de acessar seu site por conta de performance nunca vai te dar uma segunda chance

e pra priorar, 44% das pessoas que tiver algum problema de demora ou peso pra acessar seu site de um celular pode falar mal de você para os amigos

Um dos 200 fatores que o Google usa pra determinar o ranking de uma página é a velocidade de carregamento dela, ou seja, sites lentos atraem menos usuários de busca.


Nós entendemos de tecnologia para sites e sistemas e você pode saber mais sobre como migrar para um servidor dedicado sem preocupações na nossa página especial sobre o assunto.




Pingdom Tools

https://tools.pingdom.com


A Pingdom oferece a você uptime econômico e confiável e monitoramento de desempenho para o seu site.


Com o Pingdom Tools, é possível saber a média de carregamento dos seus concorrentes. Basta no campo digitar a URL de seu concorrente e depois clicar em Test Now. O Pingdom Tools informará a média de carregamento e com isso você já possui números para comparar.


E agora, meu site esta mais lento ou mais rápido que meus concorrentes?


Se seu site esta mais lento que seus concorrentes, é um ponto de preocupação, pois a experiência dos concorrentes para o usuário pode estar melhor e com isso você tem MUITO trabalho a fazer.


Se seu site esta mais rápido que seus concorrentes, é um ponto de alívio, mas saiba que seus concorrentes podem estar tão mal quanto você. Como faço para melhorar então?


Como explicamos no início do post, vamos analisar isso com o Google Speed Test e com o Google Analytics.


Após o lançamento do Google Speed Test e diversos usuários betas serem testados, o Google uniu a ferramenta ao Google Analytics na área de “Velocidade do site”.


Vamos ver como melhorar o seu site com dicas do Google? Lembrando que desde 2009, foi incluído um script no robô do Google que considera esse um dos fatores para rankeamento do site.


Utilizamos mais de 70 locais de votação global para testar e verificar os sites de nossos clientes 24 horas por dia, 7 dias por semana, durante todo o ano.




Google Page Speed Insights


https://www.freshlab.com.br/freshdrops/conheca-as-principais-causas-de-lentidao-de-seu-site/


Acesse a aba de “Comportamento” do Google Analytics e após isso acesse “Sugestões de velocidade”. Como vimos anteriormente, o Google Page Speed dá uma nota de 0 a 100 ao sua página, isso para cada página do seu site.


– Você escolheu um tema pesado que dificulta a performance

Uma das características mais legais do WordPress é a facilidade de personalização e a quantidade infinita de temas podem ser aplicados ao seu projeto. No entanto, nem sempre a qualidade está alinhada ao design e beleza do tema. Alguns temas são recheados de códigos densos, o que pode fazer com que perca bastante em performance, deixando seu site WordPress mais lento. Encontramos uma lista com temas indicados por especialistas para ajudá-lo.



Com o Pingdom, você pode monitorar o tempo de atividade, o desempenho e as interações de seus sites para uma melhor experiência do usuário final.


Seus clientes vão agradecer.


JardimdoPantana-JKG

“Um sábio não diz que é sábio, mas um sábio sabe agradecer.” Sou isto, um pessoa que vive agradecida pela vida, pela família, pelo que aprende. Sou uma pessoa que pouco reclama. Na verdade, nunca reclamo. A reclamação, entendo como murmuração diante de Deus. Imagino que Deus fica triste na reclamação. Por isso, vivo em agradecimento pelo que sou e por tudo o que tenho.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem