Eu tenho me surpreendido com pessoas. Principalmente aquelas pessoas que andam a minha volta. E que com certeza, me fazem crescer, aprender e aperfeiçoar.
É claro que para se falar de outras pessoas, tem que ter um olhar, antes de qualquer análise primeiramente para nós mesmos. Ter o senso critico do que somos, sem autocomplacência, nem amor diminuido, para não soar arrogância, ou um ser injustiçado, a fim de, que se possa fazer brilhar a verdade e transparência para quem for ler este texto. Acredite, tudo isso que é feito por mim é feito com maior sinceridade. Tem minha foto, mostro a cara e nao me escondo. Não sou hipócrita, pois não quero ser lembrando deste tipo, mas a imagem de que transpareço equilÃbrio e honestidade no que escrevo.
Por isso, o quero mencionar antes do desenrolar o enredo é que nunca guardei rancor a respeito de alguém em meu coração. Nem mesmo aquelas que me maltrataram, me julgaram ou me caluniaram. Pois acho que para escrever algo assim não se pode estar com o coração carregado, pesado, senão leve e sem vingança.
Este texto de fato é um relato de observações que fiz. É um texto que relata apenas uma modesta leitura de pessoas que vi.
O que percebi é que pessoas são o que mais existem neste mundo e põe pessoas nisto, hein!!
Pessoas existem em todos os bairros, cidades, estados e paÃses.
Existem em lugares imagináveis, até ali sempre haverão algumas.
Pessoas em palácios, em casebres, debaixo de pontes, em ônibus, carros, enfim, em todos os cantos, em albergues, hotéis de luxo, hotéis simples e assim por diante, pessoas justiçadas, injustiçadas, sãs, doentes, perfeitas, portadora de deficiências especiais, tradicionais, liberais, sem um fim, sem uma conclusão sobre elas, para se dizer: Pessoas são assim e pronto.
Não. Porque pessoas se renovam e se reinventam.
Mas o que me surpreende mesmo é que cada uma delas são universos distintos.
A receita não é única. São receitas distintas e infinitas. Milhares, bilhões delas.
Segundo alguns dados do IBGE em junho de 2006, existiam quase 7 bilhões de pessoas no mundo. Só que convivemos apenas com algumas em toda a nossa vida e deduzimos o comportamento dos demais..
Agora é convivendo com essa minoria, que se apresenta como um átomo deste grandioso eletro envolvido em núcleo, próton, para perceber que cada uma delas, vivem independente e é senhor de si. Porque nenhuma é igual. Nem as pessoas que são gêmeas que externamente são parecidas, mas, opostas no interior.
Existem pessoas de todos os tipos: Pessoas Sol, pessoas águas, pessoas árvores, pessoas luzes, pessoas terras, pessoas abismos, pessoas superficiais, pessoas profundas, pessoas ventos, pessoas curvas de rio.
E outra coisa que é interessante para mim é que se não me engano, pessoas amam observar outras pessoas. Isto é próprio de pessoas. Mas que quando se odeiam são capazes de tirar a vida de outras. Neste caso é uma distorção de valores e de falta de diálogo.
Um ditado popular que é africano diz :”Ao longe vi um urso, aproximando-se mais vi que era um leão. Não se dando por convencido, aproximei mais e vi que era um homem e quando o conheci vi que ele era eu mesmo”. Pois se as pessoas agissem assim antes de tirarem a vida de outras pessoas, veriam que não seria necessário tal berração.
Então, as pessoas se mostram de formas diferentes: sábias, néscias, dessimuladas, mansas, alegres, boas, más.
Olha para o rosto de pessoas ouvindo uma linda canção, agente tem vontade abraçá-las. E quando agente ve outras pessoas que matam, estrupam crianças, agente deseja pena de morte.
As pessoas que existem no mundo são para todos os gostos. Umas agente se afina e queremos perto e outras bem longe de nós.
E sobre o olhar delas? Me faz lembrar um sonho que tive, era bem clara a canção neste sonho que até hoje eu tenho em minha mente a música.
É assim: Os olhos falam igualmente a nossa boca. E admiram quando vêem uma coisa boa. Tudo aquilo que o coração sente, eles demonstram. como a alegria ou também a tristeza. Se olhares bem nos olhos de uma pessoa, saberá perfeitamente o que ela está dizendo, se está falando a verdade ou mentindo, o olhar é a janela do espÃrito. Experimente olhar como amor, e falar com os seus olhos, e perceberão o que está sentindo, se olhar com os seus olhos sinceros.
Acredite, tenho a melodia firme em minha mente. E olha que tive este sonho, há muito tempo atrás.
Depois deste sonho, passei a reparar mais nos olhares das pessoas.
E foi possÃvel captar cada muita mensagem!
As pessoas falam através de olhares: com olhares de repugnação, com olhares de dúvidas, com olhares de desprezo, com olhares de tristeza, com olhares de alegria, com olhares de surpresa etc.
Mas, este texto eu escrevi imaginando pessoas que conheço. E formulei conceitos sobre elas. E após alguns anos de convivência não gostei nadinha da sensação que as captei .
E fiquei pensando... Como algumas pessoas conseguem ser duas caras?
Ser calculistas, fingir que são boas pessoas quando de fato são ruins, Se tanto o rei como a rainha e os piões, bispos e cavalos vão para a mesma caixa no final do jogo?
Não aproveitam a vida para amar de verdade. Vivem a vida para fazer maledicência.
Na fazenda , reality show que acontece na Record, aconteceu algo que me chamou a atenção a respeito do comportamento humano. O Carlinhos que faz o personagem do mendigo em programas humoristicos tinha tudo para ganhar o programa quando participou. Só que perdeu por 72% por causa dos erros que cometeu durante o jogo.
A direção do programa havia pedido para eles editarem um video. Ai ele delineou sua derrota quando se aproximou de uma participante para falar sobre a organização desta bendita produção. A respeito de que música seria colocado no fundo musical das imagens que eles colheriam. Chegou no Dado Donabela e disse: -Você sabe que música, vamos por no video? Ai o Dado Donabela diz: - Então, veja com o pessoal , para mim tudo bem o que decidirem. O Carlinhos volta na participante e fala: Vamos fazer o video, temos que terminar. A integrante comenta: -Mas e a música? O Carlinhos fala: -O Dado Donabela disse que tem que ser a música dele, tem que ser a dele, senão ele nao quer participar.
Pensa !!!!!!!! Nada haver.
O Dado não tinha falado nada daquilo. E o Dado venceu o programa com uma vantagem folgada sobre ele.
A questão é que muitas pessoas são assim. Agem de forma leviana. Na frente de uma outra pessoa uma coisa, quando nas costas de outra forma bem diferente. Deplorável!!!! Pode ser que o Carlinhos tenha se arrependido. Porém naquele momento, ele pisou na bola.
Outra coisa, ele fixou em perseguir o Dado Donabela. Enquanto que o Dado, no instante em que ganhou dois carros teve a ação imediata diante de todos os brasileiros espontaneamente. “Mãe este carro é seu! Quando eu nao tinha carro, a senhora me deu um” . O Brito Junior disse então:- Dado você nao ganhou apenas um carro, mas dois. Para que você doará o segundo? O Dado disse:- Para a minha mulher. Tudo isto foi lindo dinate do público que o julgou como emotivo e de bom coração. Quando na verdade, ele era tachado como um bad boy.
Agente tem que viver como que se estivessemos num reality show. Com a consciência de cada passo que venhamos dar. Sem fingir diante das câmeras. Sendo natural. Entendendo que estamos sendo vigiados todo momento.
Viver como se fosse o último. VIvendo intensamente mas produzindo frutos de amor.
Jorge Kaalebe
Jorge Kaalebe