O AMOR



NO AMOR, NÃO TEM COMO SE DOAR PELA METADE.  NO DECORRER DESTE TEXTO FICARÁ BEM CLARO ISSO. E NÃO É DIFÍCIL ENCONTRAR HISTÓRIAS COMO A DE JOHN LENNON E YOKO. COMENTA-SE QUE FOI ASSIM NO WIKIPÉDIA:
COM A REPERCUSSÃO DE SUAS OBRAS, YOKO É CONVIDADA EM 1966 A REALIZAR UMA EXPOSIÇÃO INDIVIDUAL. NESTA EXPOSIÇÃO, FOI EXPOSTA A OBRA CEILING PAINTING, UMA INSTALAÇÃO NA QUAL UMA ESCADA CONDUZ O OBSERVADOR ATÉ UM VIDRO NO TETO, ONDE HÁ UMA LUPA PRESA PARA QUE SE LEIA A PEQUENA INSCRIÇÃO "YES!". O MÚSICO JOHN LENNON, MEMBRO DA BANDA BEATLES, ESTAVA PRESENTE NA EXPOSIÇÃO E SEU ENCANTAMENTO COM A OBRA DESPERTOU INTERESSE PELA PRODUÇÃO ARTÍSTICA DE ONO.

JOHN LENNON FINANCIOU ENTÃO SUA PRÓXIMA INSTALAÇÃO, HALF-A-ROOM, UMA PEÇA INTIMISTA E MELANCÓLICA: UM QUARTO DE CASAL COMPLETAMENTE BRANCO, COM A MOBÍLIA, TAMBÉM BRANCA, CORTADA AO MEIO. ONO COMENTA QUE A INSPIRAÇÃO PARA A INSTALAÇÃO OCORREU QUANDO ACORDOU CERTO DIA E NOTOU QUE ANTHONY COX, SEU EX-MARIDO, NÃO ESTAVA LÁ, NÃO HAVIA VOLTADO NA NOITE PASSADA, DEIXANDO UMA SENSAÇÃO DE "ESTAR PELA METADE".

A PARTIR DO FIM DA DÉCADA DE 1960, YOKO ONO E JOHN LENNON COMEÇAM A PRODUZIR COMPOSIÇÕES DE VANGUARDA,
ENTÃO, O FILME NOTHING HILL DEMONSTRA QUE NÃO É IMPOSSÍVEL OCORRER ENCONTROS INUSITADOS TAL COMO O QUE LEMOS SOBRE JOHN LENNON E YOKO.
PORQUE NO AMOR, TUDO É POSSÍVEL. DO MESMO JEITINHO QUE ACONTECEU, DE UM ASTRO DA MÚSICA SE APAIXONAR POR UMA ARTISTA PLÁSTICA. DE FATO, O QUE NAO SE PODE É SE AMAR PELA CLASSE SOCIAL QUE UMA OUTRA PESSOA POSSUA. MAS SIMPLESMENTE AMAR.
TER A PERCEPÇÃO PARA OUVIR AS PALAVRAS DO AMOR. PORQUE SE HÁ OLHAR FINANCEIRO NO AMOR, AÍ JÁ SERÁ CARACTERIZADO COMO SOCIEDADE EMPRESARIAL.
NÃO EXISTE FEIURA, MAS UMA QUESTÃO DE GOSTO. O QUE É FEIO PARA UM É BELO PARA OUTRO. UMA PESSOA QUE É PAQUERADA E FLECHADA PELO AMOR, TEM A PESSOA EM ALTA ESTIRPE AINDA QUE SEJA FEIA AOS OLHOS DOS OUTROS.

JOHN LENNON SOFREU MUITO ISTO. COM A MALDADE DA MÍDIA, OPINIÃO POPULAR E ATÉ DA PRÓPRIA BANDA QUE PROIBIU A YOKO DE IR NOS ENSAIOS, POR COMENTAREM QUE ELA ERA FEIA PARA O JOHN LENNON. MAS AI, NÃO ERA ELE E ELA QUE DEVERIAM SE ACHAR LINDOS E DIGNOS UM PELO OUTRO?

LEMBRO NA ESCOLA UMA VEZ COMO SE FOSSE HOJE DE UMA PROFESSSORA.  E SE ELA ESTIVER VIVA E QUEM SABE LEMBRAR DE MIM, RECORDAR DE SUAS PALAVRAS PRECONCEITUOSAS. ENTÃO, QUANDO EU ESTUDAVA NA ESCOLA BENEDITO CAMARGO , BAIRRO JARDIM GUADALAJARA ELA DIZIA ASSIM: “PARA MIM, NÃO DEVERIA HAVER MISTURA ENTRE AS RAÇAS”. LEMBRO COMO SE FOSSE HOJE, CADA PALAVRA. FRASE QUE NA ÉPOCA NAO DISCERNIA TAO BEM ASSIM COMO  EU ENTENDO HOJE. NO MEU CASO PERCEBI NUNCA FUNCIONOU ISTO.
PELOS RELACIONAMENTOS QUE TIVE COM MULHERES BRANCAS. ORA, O PRECONCEITO VELADO QUE VI, EMBORA MINHA MADRASTA É LOIRA. EU PUDE APRENDER NA RUA E NAO EM CASA. EM CASA NUNCA OUVI ESTE TIPO DE COISA.
MAS O QUE EU OUVIA DE MEU PAI ERA:”SEJA HUMILDE E TRABALHADOR E AS MULHERES GOSTARÃO DE VOCÊ”. NAO MISTURAR SEJA COM QUEM FOSSE, SE COM UMA PESSOA RICA OU POBRE, NEGRA OU BRANCA SEMPRE FOI UMA GRANDE BOBAGEM EM CASA!!!!!EMBORA MISTURA E O QUE MAIS HOUVE EM CASA!!!!! POIS O SANGUE É UM ENTRE TODA A HUMANIDADE. NÃO EXISTE SANGUE AZUL.
OUTRO PONTO QUE ACHO INTERESSANTE MENCIONAR É QUE O AMOR É EXPERIÊNCIA. NÃO AMAMOS, MAS APRENDEMOS AMAR COM A MATURIDADE.  AMAMOS MELHOR A MEDIDA QUE AMADURECEMOS.
POIS O CONCEITO SOBRE O AMOR É UM QUANDO SE TEM 15 ANOS, OUTRO COM 30 ANOS E OUTRO CHEGANDO AOS 39 ANOS DE IDADE. 
A MENINICE ESTÁ PRESENTE, QUANDO SOMOS JOVENS AO ESCOLHER O NOSSO AMOR PELA APARÊNCIA OU QUALQUER COISA PARECIDA DESTE GÊNERO. NO ENTANTO, COM 30 ANOS É DIFERENTE. JÁ SE VAI MAIS PELO O QUE UMA PESSOA AMADA DIZ, OPINA, ISTO PORQUE NOSSOS CONCEITOS MUDAM EM RELAÇÃO A BELEZA DE UM ALGUÉM, NA MATURIDADE.

TENHO UMA AMIGA INFLUENTE QUE ME DISSE ASSIM: “TUDO O QUE EU CONQUISTEI NÃO POSSO DIVIDIR ASSIM DE MÃO BEIJADA”. QUE DIZER, O QUE ELA SE REFERE NESTE CASO É QUE PARA ELA AMAR, ELA TERÁ QUE ENCONTRAR ALGUÉM DO MESMO NÍVEL SOCIAL QUE ELA. SE FIZESSEMOS UMA PESQUISA SOBRE ESTE ASSUNTO, CONFIRMARÍAMOS O SEGUINTE:
ISSO É A CAUSA DE MILHARES DE DIVÓRCIOS NO MUNDO. POIS CASAR SEM AMOR É COMO NAVEGAR NAQUELE TEMPO DO  NAVIO DO TITANIC OU DO BARCO BATOMUCHE, QUE ERA UMA QUESTAO DE TEMPO PARA NAUFRAGAR. QUER DIZER, PODE LEVAR 10 ANOS, 15 ANO QUE UM DIA O BARCO AFUNDA.

                                                    
LEIA A MATÉRIA NA REVISTA VEJA QUE O JORNALISTA ALEXANDRE OLTRAMARI FEZ COM A EX-PRIMEIRA DAMA ROSANE COLLOR PARA VER COMO AMAR É UMA QUESTÃO DE MATURIDADE. ROSANE, A MADAME QUE GASTAVA DEMAIS, AGORA, SEPARADA DO EX-PRESIDENTE FERNANDO COLLOR, ROSANE LEVA UMA VIDA BEM DIFERENTE DA DOS TEMPOS DE PODER
O CHARME DO PODER FICOU NO PASSADO. HOJE, ROSANE FAZ COMPRAS NO SUPERMERCADO, ANDA EM UM CARRO VELHO COM OS PNEUS CARECAS E DEDICA PARTE DE SEU TEMPO AOS CULTOS EVANGÉLICOS.
AGENTE NAO IMAGINA QUE ISSO OCORRA NO AR DE NOSSA MENINICE A RESPEITO DO TEMA AMOR. AGENTE PENSA QUE ESTÁ FAZENDO A COISA MAIS CERTA DO MUNDO. ACHA QUE NUNCA VAI ACABAR, DE SE TER A OPINIÃO FORMADA, ATÉ QUEBRAR A CARA.
(HTTP://VEJA.ABRIL.COM.BR/121207/P_064.SHTML) AGENTE SE ESQUECE QUE O MUNDO DA MUITAS VOLTAS.  ESTE É O CASO DOS MILHARES DE ROSANE COLLOR QUE EXISTEM NESTE MUNDO QUE DE RITUAIS EM TERREIRO TRANSLADAM-SE PARA CULTO EVANGÉLICO. QUE TRANSLADAM DO LUXO PARA UMA VIDA MODESTA. E AI NESTE PONTO JÁ NAO IMPORTA A RIQUEZA, MAS SE FELIZ MESMO.

TEM UMA CENA DE UM FILME QUE ASSISTI COM STIEVE SEAGEL QUE ONDE UM ÍNDIO ENTRA BÊBADO NO BAR ONDE ELE ESTÁ SENTADO. O ÍNDIO, COMEÇA A SE HUMILHAR NO PEDIR UM POUCO CERVEJA E AO DE DEPARAR NA RODA DE UM GRUPO DE HOMENS QUE SE ACHAVAM ORGULHOSOS, COMEÇAM A BRINCAR COM O ÍNDIO.
EM CERTO PONTO, NO AUGE DA HUMILHAÇÃO DE UM HOMEM INDEFESO, VAI PARA ONDE O STIEVE SEAGEL SE ENCONTRA E COMEÇA A PANCADARIA. ELE VAI ACABANDO COM OS CARAS, UM POR UM. AI QUANDO CHEGA NO BAM BAM BAM DO GRUPO, ELE FALA:- VAMOS BRINCAR DE BATATA QUENTE.
E BATE MAIS UM POUCO NO CARA.
NO INSTANTE QUE O HOMEM NAO AGUENTA MAIS APANHAR, O STIEVE SEAGEL PERGUNTA:- DO QUE UM HOMEM NECESSITA?
AI O VALENTÃO JÁ TODO RENDIDO RESPONDE: - DE TEMPO.
AI O STIEVE SEAGEL QUE FAZ O PAPEL DE UM PERSONAGEM QUENAO LEMBRO AGORA, DEIXA-O IR EMBORA.
É O MÁXIMO ESTA CENA PARA MIM!!!!!!!!!
EU CONCORDO COM A IDÉIA CENTRAL DESTA CENA, QUE QUALQUER INDIVIDUO NECESSITA DE TEMPO. PARA APRENDER A AMAR COM MAIS EXPERIÊNCIA.  
NO AMOR NÃO HÁ ESPAÇO PARA RESERVAS. NÃO HÁ ESPAÇO PARA DÚVIDAS. AGENTE NAO DEIXA, AGENTE LEVA. NA MEMÓRIA, NO CORAÇÃO, NA COMPANHIA, NA INTENÇÃO, NA ESPERANÇA E NA FÉ, ONDE QUER QUE ESTEJAMOS. AGENTE NAO BUSCA OS NOSSOS INTERESSES, MAS O DO OUTRO.
AGENTE NAO QUER SER FELIZ, MAS FAZER  A PESSOA AMADA FELIZ.

JardimdoPantana-JKG

“Um sábio não diz que é sábio, mas um sábio sabe agradecer.” Sou isto, um pessoa que vive agradecida pela vida, pela família, pelo que aprende. Sou uma pessoa que pouco reclama. Na verdade, nunca reclamo. A reclamação, entendo como murmuração diante de Deus. Imagino que Deus fica triste na reclamação. Por isso, vivo em agradecimento pelo que sou e por tudo o que tenho.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem