LENDO UMA POESIA DE UMA AMIGA, DEPAREI COM DOIS VERSOS QUE AO MEU VER, ENCAIXARAM COMO UMA LUVA PARA ESTE MOMENTO. OS VERSOS ERAM ESTES: “O AMAR É PROFANO, MAS O AMOR É SAGRADO”. ASSIM, ESTES VERSOS TORNARAM-SE OPORTUNOS , MAS TÃO OPORTUNO DESDE O INSTANTE QUE DESEJEI USÁ-LOS PARA ESCREVER SOBRE A DIFERENÇA ENTRE CARNE E ESPÍRITO. POR ESTA RAZÃO É QUE DEI ESTE NOME DE: “CAMINHOS DISTINTOS”, PORQUE SENTI MUITO PRAZER E ALEGRIA SOBRE O ASSUNTO E GOSTEI MUITO MESMO DESTE UNIVERSO.
ENTÃO, DE CARA, QUANDO DEPAREI COM A PALAVRA AMAR E AMOR, PARECENDO E DANDO A ENTENDER QUE, EMBORA A PALAVRA AMAR SEJA DERIVADA DA PALAVRA AMOR COMO ÚNICO SENTIDO, PERCEBI A DISTÂNCIA QUE HAVIA NESTAS PALAVRAS.
O SENTIDO DE AMAR PROFANO AQUI NESTE VERSOS TEM UMA CONOTAÇÃO DIFERENTE DE AMOR SAGRADO. O SIGNIFICADO DA PALAVRA AMAR PROFANO, AQUI SE COMPARA AO SENTIDO DE AMOR EROS EM GREGO: UM É PRAZER, UMA PAIXÃO ENTRE DUAS PESSOAS, MAS NO LADO FÍSICO APENAS. E O AMOR SAGRADO , TEM OUTRO CONTEXTO HÁ MILHAS DE DISTÂNCIA DE AMAR PROFANO EROS. POIS SE REFERE AO SENTIDO DA PALAVRA ÁGAPE QUE TAMBEM VEM DO GREGO SÓ QUE ANDA PELA TRILHA DO ALTRUISMO, CAPAZ DE DAR A VIDA POR ALGUÉM.
SÃO DUAS MANEIRAS BEM DIFERENTES. DOIS CAMINHOS OPOSTOS. UM QUE VAI PARA MIAMI E OUTRA PARA O HAITI.
NO GREGO POSSUI RELEVÂNCIA NESTAS PALAVRAS MAS, CADA QUAL DENOTANDO UM SENTIDO ESPECÍFICO. AMAR PROFANO EROS NÃO SIGNIFICA DAR A VIDA POR ALGUÉM, ASSIM COMO O AMOR SAGRADO IGUAL DE UMA MÃE PARA UM FILHO QUE É CAPAZ DE ARRANCAR SEU PRÓPRIO RIM A FIM DE DOAR VIDA A ELE. SÓ ESTE AMOR SAGRADO ÁGAPE QUE É CAPAZ DE REALIZAR ISTO.
PORQUE UM TRILHA NO CAMINHO DA CARNE, MAS OUTRO NO CAMINHO DO ESPIRITO VIVIFICADO. EXPLICANDO O ESTADO DE ÁGUA E ÓLEO ENTRE ELES, EMBORA TUDO ESTEJA NUM UM PACOTE. PARA SE MATERIALIZAR UMA ALMA VIVENTE ASSIM COMO RELATA EM GÊNESIS 2.7 “E FORMOU O SENHOR DEUS O HOMEM DO PÓ DA TERRA E SOPRO NELE O FÔLEGO DE VIDA E O HOMEM TORNOU-SE UMA ALMA VIVENTE”. AQUI O CONJUNTO ESTÁ NUM SACO SÓ. PARA ESTA COMPOSIÇÃO DE EXISTIR UM SER VIVENTE, UMA ÚMA ÚNICA CAIXA. MAS O EXISTIR, SER VIVENTE É UM RESULTADO DE DUAS COISAS, ISTO É, DE CARNE E ESPÍRITO. A CARNE DESEJA AS COISAS TERRESTRES E O ESPIRITO O DIVINO QUE ESTÁ NO CÉU.
QUANDO NÃO VIVIFICADO É UM COM A CARNE, MAS SE VIVIFICADO ANDA EM CAMINHOS OPOSTOS DA CARNE.
MAS AÍ QUEM CULPAR, A RESPEITO DOS ERROS? SE EM ESPÍRITO HÁ JUSTIÇA E PRAZER NA LEI DE DEUS? MAS NA CARNE NÃO?
PARECE COMPLEXO, NÃO É PALPÁVEL, AGENTE NÃO CONSEGUE VER O FUNDO DO MAR, É UM ASSUNTO MINUSCIOSO, NO ENTANTO, LÓGICO. É SÓ DÁR A CESAR O QUE É DE CESAR E A DEUS O QUE É DE DEUS. NÃO AFIRMO QUE TODO OS ESPIRITO SEJA VIVIFICADO E SE NÃO É VIVIFICADO, NÃO É DE DEUS.
A CARNE, SENTE FOME, SEDE, VONTADE DE SE REFRESCAR, DANÇAR, DE AMAR, MAS O ESPÍRITO VIVIFICADO O DESEJO DE VIVER O AMOR. ENTÃO, QUEM ENSINA JUSTIÇA PARA ESTE ESPIRITO? ELE APRENDE COM O DIVINO, COM O SAGRADO, COM DEUS. APRENDE O CAMINHO GENUINO, CELESTIAL, POR ISSO É AMOR SAGRADO E CONSEGUE SE SAFAR DOS ERROS DA DESOBENDIENTE CARNE. MAS A CARNE, HOMENS QUE POSSUIM ESPIRITO MAS NÃO VIVIFICADO QUE MATAM, ESTRUPAM, ROUBAM, BARBARIZAM, SE MISTURAM NA LAMBANÇA DA CARNE QUE É IMPETUOSA, REVIDA, QUE SE ESQUENTAR QUER AR-CONDICIONADO, E QUE SE ESFRIAR QUER BLUSA. TUDO IMEDIATO. MAS O ESPÍRITO VIVIFICADO NÃO, PENSA, REFLETE, EXERCE JUSTIÇA.
JORGE KAALEBE